08 outubro 2006

20. A GARANTIA

FIFA segura Mundial 2010 na África do Sul



in jornal público, dia 4 de Outubro


Eric não nasceu em Joanesburgo e não se chama Eric. Nasceu numa aldeia na North-West Province, "emigrou" para a grande metrópole e, ao fazê-lo, mudou o nome de qualquer coisa impronunciável (pelo menos na minha memória) para um cool Eric.
Ao volante da sua Hiace, Eric vai comentando connosco a actualidade Sul Africana. O desemprego, a alta taxa de HIV-SIDA, a dificuldade do planeamento familiar, a tradição enraizada de produzir crianças, as religiões dominantes, o estado da economia, etc e tal, até que o assunto desemboca no desporto. Depois de sprintarmos pelo rugby e pelo cricket que "sim, são desportos com boa aceitação" (nos brancos sobretudo), corremos a maratona com o futebol, "o desporto Rei-Leão de África".
Nestas coisas, as tragédias valem tanto quanto as glórias e, como de glórias o futebol Sul Africano não tem sido frutuoso, Eric desbobina logo à partida a infelicidade que aconteceu há dois anos num "Sporting-Benfica" de Joanesburgo. Cinquenta espectadores sucumbiram por esmagamento na sequência do golo do empate do "sporting". Nessa altura, a multidão que se acotovelava às portas do estádio forçou a entrada e o resultado foi horroroso!
A propósito de coteveladas, e para desanuviar o ambiente, falo ao Eric de Benny MCarthy (futebolista sul africano, ex-FCP e campeão europeu com Mourinho). "Sim, é um bom jogador mas não gosto dele. Ele e o Quentin Fortune (ex-Man United) não respeitam a nação Sul Africana ao recusarem-se a jogar partidas menores, como aconteceu recentemente na disputa com a Zâmbia. Numa clara referência à black awareness afirma: "a lot of people lost their lives to make South Africa the country it is today, and those guys don't any show respect for those people!"
Outra vez para aliviar a pressão menciono agora o português Carlos Queirós (ex-seleccionador nacional da África do Sul) ao que ele responde: "Sim, eu gostava do Carlos mas foi lixado pelos jogadores europeus! O que eu gostaria, o que para que eu rezo, é que consigamos formar uma equipa unida e forte só com estes que cá temos!"
Na despedida, Eric deixa-nos uma mensagem em segredo: "Quando voltarem à Africa do Sul para o campeonato do mundo em 2010, e eu sei que vão voltar, estão convidados para a festa do meu casamento, na minha aldeia com os meus familiares. Matarei eu próprio um carneiro para o festim! Na minha cabeça essa será a altura ideal para orgulhar e sossegar os meus pais. Terei trinta e cinco anos! O segredo é que não sei se a noiva será a minha namorada actual, por isso, pssssiiiiiuuu...!

0 comentário(s):