16 dezembro 2006

69. O QUE NÃO HÁ ONDE DEVIA HAVER

Por ordem alfabética porque nem cronologia nem valia conseguem ordenar esta balbúrdia. Ora, em Moçambique não houve onde devia haver:

Á de…
Açúcar
no Café em Nampula – desculpe mas não vamos poder servir um café ao senhor. Sim, café temos mas não temos açúcar. Acabou ontem.
Água nos canos em 3 alojamentos dos 7 por onde ficámos - banho de púcaro tirado de um bidão, sanita despejada a balde, dentes lavados à balda.
Água quente em 5 alojamentos dos 7 por onde ficámos é verdade que o calor torna este banhos suportáveis mas somada uma dúzia de banhos continuados o corpo já não se sente limpo mesmo se bem esfregado com sabão.

Cê de…
Colheres de sopa no restaurante – pedimos 3 sopas. Vieram 3 sopas, 2 colheres de sopa e 1 de sobremesa. O melhor foi esperar que uma das colheres ficasse disponível. A sopa era grossa demais para se beber.

É de…
Elevador
no hotel de 11 andares – no Íbis um papel amarelado e de cantos dobrados informava que por causa das cheias o elevador (um de dois) não estava em funcionamento. Esperavasse que a bomba retirasse a água do poço do elevador.

Guê de…
Gasolina
no depósito da pick up – transporte público que tomámos de Metangula para Lichinga, tossiu o motor, praguejou o condutor óh oh tá querendo arranjar problema, desapareceu no escuro e apareceu em meia hora passada com um galão de gasosa.

Ésse de …
Selos
na estação dos correios – os presenteados podem confirmar 33 meticais da nova família ou 33000 meticas em cada postal para Portugal. Em Pemba fomos por duas vezes à estação de correio: importância disponível em selos atingiria as sete unidades para perfazer o valor desejado; ainda em Pemba fomos a outra estação de correio: tinham vendido os últimos selo ontem (!!); em Maputo acabámos com os selos de 33 meticais no quiosque dentro dos correios e tivemos de ir comprar mais ao guichet. Os primeiros pareciam reciclados de outros envios, datavam de 2004 os segundos de 2002.

Tê de …
Troco
nas lojas - e isto de forma sistemática, no início pensámos que se estavam a fazer à gorjeta mas a repetição da situação, e o facto de assistirmos a moçambicanos serem vítimas do mesmo mal, fez-nos concluir que o caso é crónico. Alguém nas aldeias do interior anda a enterrar moedas de mil meticais.

E claro que também não há horários de transporte, nem paragens de autocarro, nem lugares marcados, nem lugares de todo; nem tampouco há horários de estabelecimentos comerciais ou serviços público, ou quando os há trata-se apenas de um papel pregado que não vincula mais nada; também é fácil acertar com algo que apesar continuar apresentado no menu já não há ou nem houve e ser-se bem atendido num dia não garante o sucesso se repetido no dia seguinte. Cruzámos ainda com a falta de determinadas pessoas às quais estava atribuída uma função exclusiva, resultado esperar que chegasse o sr. Chefe da polícia ou a senhora da caixa registadora.

Tudo isto devidamente misturado com recorrentes, “sim temos tudo”, “não há problema”, “sim há mas não funciona” e pés arrastados e gestos lentos. Et voilá, preciso de civilização (ainda que só da nossa).



a capela do forte de D.Sebastião onde nem à segunda visita pudemos entrar porque não se sabia da chave; o segundo posto de correios, terceira tentativa frustrada para comprar selos; e como se adia a inauguração de uma exposição

3 comentário(s):

Anonymous Anónimo disse...

Descontando o facto de os selos custarem 33000 meticais, em vez de 33333 meticais, como seria lógico, não vejo nada de incivilizado no que descreves.

Ainda se ao menos o champagne não fosse de origem controlada ou algoa ssim, ainda veria alguma razão para o desabafo...

A propósito, o café de nampula é bom?

2:18 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Parece que desde...hummm ...ontem os selos para Portugal custam mesmo é 33333(3)meticais ... parece ainda que é porque dá mais jeito para os NÃO TROCOS...

9:24 da tarde  
Blogger GREGO disse...

Um povo se torna mais conhecido quando se permite ver.
Vejo que conhecer a África é uma taréfa difícel e pelo visto... custa muito caro.

1:01 da manhã